Olá Pessoal,
A partir de hoje vocês terão uma série de posts sobre cuidados que precisamos ter com nossos gatinhos e o primeiro assunto que trataremos serão as vacinas que os bichanos precisam tomar ao longo de sua vida. Vamos conferir?
O cuidado com a vacinação é imprescindível na vida de todo animal. Para que a vacinação tenha melhores efeitos, é necessário que o gato já esteja devidamente vermifugado e sem queixas de febre ou diarreia. Esses cuidados garantem que não ocorra falha vacinal, ou seja, o organismo não responder aos efeitos da dose.
Após o nascimento do bichano, é necessário esperar 60 dias para a primeira vacinação. As primeiras doses serão as múltiplas, também chamadas de polivalentes, devido ao número de doenças que as vacinas são capazes de prevenir, podendo ser classificadas em triplas, quádruplas e quíntuplas. Em comum, todas previnem contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicevirose. A quádrupla protege ainda contra a Clamidiose, e a quíntupla, contra a Leucemia felina.
Também existe a vacinação anti-rábica, para prevenção da  raiva, que  deve ser tomada anualmente pelo seu animal. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece essa vacinação gratuitamente em pontos estratégicos nas cidades.
Para que a vacinação tenha melhor efeito, não atrase a vacinação de seu bichano. Se isso acontecer, procure um veterinário de sua confiança e peça uma dose de reforço. Estar atento a estes cuidados é fundamental para o bem-estar de seu animal!